Sincronicidades: A energia da lua e o seu ciclo menstrual


Todos nós sabemos que nosso mundo foi criado para servir ao patriarcado, mas muitos de nós não percebemos o quão profundo ele vai. Vivemos de acordo com o ritmo circadiano, tentando atuar no mesmo nível todos os dias até o fim dos tempos. Mas as mulheres têm um segundo relógio que também precisa de atenção. É chamado de ritmo infradiano.
 
Um ritmo infradiano é, tecnicamente, qualquer ciclo que dure mais de 24 horas. Neste caso, estamos falando sobre o ciclo menstrual.

Ciclos solares vs. lunares

Todos os ciclos da vida se entrelaçam, mas vivemos de uma forma muito centrada no homem. Os homens funcionam em um ciclo de 24 horas, onde é o "dia da marmota" para seus hormônios todos os dias. Isso corresponde ao ciclo solar. O sol nasce e se põe, você acorda e vai dormir, repete isso todos os dias para sempre.

Mulheres funcionam em um ciclo de 28 dias (aproximadamente), que corresponde ao ciclo lunar. Existem quatro fases em nosso ciclo menstrual, assim como existem quatro fases da lua. Isso significa que seus hormônios flutuam ao longo de quatro semanas, em vez de 24 horas.

Se você é uma bruxa ou alguém que conhece o assunto, você sabe que as fases da lua têm energias diferentes e nós planejamos de acordo. Por exemplo, definimos intenções sob a lua nova e deixamos de lado o que não nos serve na lua cheia.

Por que, então, não consideramos que devemos viver de acordo com nossas fases menstruais?

Ajustando-se a uma caixa patriarcal

 A sociedade é projetada para os ciclos dos homens, então você pode nunca ter percebido que havia fases para se cuidar. Não são apenas alguns dias de sangramento e isso é tudo. Existe a fase folicular, a ovulatória, lútea e menstrual para se pensar antes de os tampões saírem. Todas essas fases têm energias e necessidades diferentes também, assim como a lua.

Então, o que acaba acontecendo? Nos curvamos e tentamos nos ajustar às expectativas patriarcais de produtividade e esgotamos nossa energia no processo.

Enquanto os homens podem funcionar da mesma maneira dia após dia, os ciclos lunares têm períodos mais longos de flutuações hormonais que influenciam tudo, desde sua energia até a produtividade no trabalho, criatividade, metabolismo, saúde imunológica e muito mais.

Se seus períodos são irregulares, se você está tendo sintomas de TPM difíceis, se você tem um desequilíbrio hormonal diagnosticado, mesmo se você só quiser uma conexão mais profunda consigo mesma, prestar atenção em qual fase do seu ciclo você está pode ajudá-la.

Fases menstruais e suas fases lunares correspondentes

Para começar, verifique a data da sua última menstruação. Em qual fase da lua você estava?

Fase folicular = Lua crescente 🌓
Fase ovulatória = Lua cheia 🌕
Fase lútea = Lua minguante 🌗
Fase menstrual = Lua nova 🌑⁠ ⁠

Este é um “ciclo da lua branca” e o mais comum. Se a sua fase menstrual cai na lua cheia, é chamado de “ciclo da lua vermelha”. ⁠

Se você não estiver totalmente sincronizada assim, está tudo bem. O corpo de cada pessoa é diferente. A correspondência das fases da lua pode ajudá-la a entender como honrar o seu ciclo, independentemente se ele está de acordo com o que está acontecendo no céu.

Por exemplo, a lua nova é uma hora de descanso. As luzes estão apagadas e podemos sentar conosco e pensar sobre nossas intenções, o que queremos concretizar conforme a luz fica mais forte na lua cheia (ovulação), quando nossa energia está normalmente no seu máximo, e tanto nossos corpos quanto o a terra está no seu ponto mais fértil.

Se você não está menstruando, ainda assim pode se concentrar nesta energia cíclica para ajudar a reequilibrar seus hormônios e regulá-los neste ciclo, ou se você for uma mulher trans, isso pode ajudá-la a se conectar com a natureza cíclica de sua energia feminina. 

Honrando as fases do seu ciclo

Abaixo estão algumas dicas básicas de como você pode respeitar as diferentes fases do seu ciclo menstrual, guiada pelas fases da lua. Como mencionei, todos os ciclos da vida se entrelaçam e podemos mapear também as estações do ano. Focar nas estações pode ajudá-lo a entender melhor como abordar cada fase se você não sincronizar com o ciclo da lua branca ou se usar a lua parecer muito nebulosa.


Fase menstrual
Lua Nova // inverno

Um período de baixa energia, o que o torna um ótimo momento para descanso, introspecção e definição de intenções para o futuro. Para nutrição, você vai querer desfrutar de alimentos ricos em nutrientes para ajudar a repor o que é usado durante a menstruação, especialmente ferro e outros minerais, e também alimentos quentes.

Fase folicular
Lua crescente // primavera

A energia começa a florescer como flores na primavera e é hora de começar com as intenções que você definiu (plantar sementes). É um bom momento para alimentos germinados e fermentados que são fáceis de digerir e parecem leves e frescos.

Fase ovulatória
Lua cheia // verão

A ovulação tem você brilhando de dentro para fora e você está se sentindo ousado e apaixonado nesta fase. A lua cheia ilumina suas intenções e lança luz sobre o que está funcionando e o que não está, então agora é um bom momento para abrir mão do que não serve. Em termos de nutrição, agora é a hora de alimentos que sustentam o fígado, como frutas cítricas, frutas vermelhas e vegetais crucíferos.

Fase lútea
Lua minguante // outono

Esta é a fase mais longa do seu ciclo e é mais enérgica na primeira metade, diminuindo para a menstruação na segunda metade. É hora de se recompor! Concentre-se no essencial. Alimente-se com alimentos ricos em vitaminas B para apoiar a produção de energia no corpo, alimentos ricos em magnésio para ajudar a relaxar as cólicas e alimentos que aumentam a serotonina para ajudar a manter as oscilações de humor sob controle.

Seu ciclo pode variar

Novamente, todo mundo é diferente, mas ver seu corpo e sua programação em termos de ciclos menstruais, lunares e sazonais pode ser realmente útil para controlar sua energia e apenas se sentir melhor.

Planeje seu próximo mês de acordo com seu ciclo específico e veja como isso afeta seus níveis de energia, em vez de tentar acordar e reiniciar com a mesma energia todos os dias.⁠

Com amor, Gabi

0 Comentários